O Condes de Caria é um palácio do século XVIII transformado num empreendimento de residências de luxo, que proporciona uma experiência autêntica de comunhão com a natureza, no centro da cidade.

Image

Dividido em dois blocos – Bloco Nascente e Bloco Poente –, os apartamentos, com tipologias T1 a T5, estão integrados num condomínio privado com jardim, piscina e várias comodidades para os residentes.

Image

MAIN ELEVATION – LARANJEIRAS ROAD

Em respeito pela herança patrimonial

da antiga Quinta das Laranjeiras, os apartamentos dos pisos inferiores possuem jardins privados. Desde os pisos superiores contempla-se a nova praça pedonal Humberto Delgado e o Parque Florestal de Monsanto.


Esta casa cheia de história é a sua nova morada.

Image

A Quinta das Laranjeiras viu desaparecer, uma a uma, as quintas que se estendiam até Benfica. Por isso, era imperioso reabilitar e requalificar os edifícios e preservar jardins e elementos que mantivessem viva a sua história.


Os dois blocos que constituem o edificado, que pertenceu à família Mendes d’Almeida, os Condes de Caria, ganham novos atributos para corresponder às exigências da vida moderna e garantir o máximo conforto aos novos moradores.

Mais um piso, o aproveitamento das água furtadas, um ginásio e uma área exterior de estacionamento automóvel integrada no projeto paisagístico completam o empreendimento Condes de Caria, respeitando sempre a identidade da propriedade secular.


A valorização da vivência no exterior marcou todo o projeto. A preservação dos jardins, à imagem do que foram na segunda metade do século XVIII, tornou-se ponto de honra. Em simultâneo, a cidade vai devolver o passeio público aos cidadãos, defronte do portão do empreendimento. Sopram ventos de mudanças e trazem mais qualidade de vida aos habitantes.

Image

A

Entrada principal

B

Pátio de entrada

C

Bloco poente

D

Bloco nascente

E

Jardim privado

F

Jardim privado

G

Acesso automóvel

H

Estacionamento privado

I

Portaria

J

Ginásio

K

Horta aromática

L

Miradouro

m

Jardim

o

Piscina

Image

No Bloco A, a fachada é alvo de uma

profunda recuperação, mantendo os

vãos de peitoril e as janelas de

guilhotina e acrescentando dois

terraços, no piso térreo.

Todos os elementos de valor patrimonial são preservados.  A ligação ao novo piso é feita através de uma escada escultórica, de desenho contemporâneo, integrada no núcleo existente. O ambiente, a escala e os materiais continuarão a realçar as diferentes épocas. Recupera-se a claraboia que já existiu, para deixar entrar a maravilhosa luz de Lisboa.


São cinco apartamentos no total: dois apartamentos-palácio no piso 0 e 1; dois de tipologia T3, no piso 2; e um T1, no último piso.

Image
Image
Image

No Bloco B, a intervenção permitiu valorizar o edifício e dar-lhe o mesmo ambiente palaciano.

Relocaliza-se o acesso principal, para que a simetria dos dois edifícios seja  equilibrada. Acrescenta-se um terraço e um jardim privado e mantêm-se os mesmos elementos arquitetónicos. No total, são oito apartamentos, de tipologia T1 a T4.

Image
Icon

jardins

O cuidado projeto paisagístico recupera os jardins naturalistas e preserva as espécies existentes enquadradas na Zona Especial de Proteção. Acrescentam-se novos espaços verdes ao empreendimento Condes de Caria mantendo a estrutura e os elementos decorativos existentes. A iluminação, cuidada e eficiente, confere teatralidade aos caminhos e recantos, para que todos os elementos brilhem.

Icon

piscina

Situada no jardim, a piscina original é recuperada, assim como a área de solário. Um amplo relvado convida a banhos de sol.

Icon

sala de exercícios

Junto à piscina, encontra-se um pavilhão contemporâneo, aberto para o jardim, equipado para treinos e exercícios.

Icon

parque de estacionamento

Parque de estacionamento privado e arrumos individuais.

Icon

Facilidades desportivas

O Clube de Ténis das Laranjeiras, vizinho do empreendimento, o Estádio Universitário e o Parque de Monsanto permitem praticar todo o tipo de desportos.

Image
Image

É de detalhes que é feito este projeto, de memórias, de bem-estar, de sustentabilidade. Foi tudo pensado ao pormenor.

O Condes de Caria não é mais um empreendimento, é um projeto ímpar, exclusivo e intemporal.

REDUÇÃO DE RESÍDUOS

A opção pela reabilitação permite preservar o património secular e aproveitar parte da construção existente reduzindo a pegada ecológica. Todo os gestos contam quando se trata da sustentabilidade do Planeta.

PROTEÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

Torneiras com regulação do fluxo de  água e autoclismos de dupla descarga minimizam o desperdício de água, assim, como a caldeira de apoio à bomba de calor elimina a necessidade de tempo de espera de reposição do depósito. Há uma maior eficiência na gestão de água potável e residual através do sistema de captação de água pluvial para uso na rega do jardim.

RESPEITO PELO MEIO AMBIENTE

O projeto de paisagismo procurou soluções para minimizar a percentagem de áreas de terreno impermeável, em simultâneo, protege os sistemas naturais de drenagem dos solos e assegura a sustentabilidade do solo e da flora existente.

PROMOVER A SAÚDE E O BEM-ESTAR

A qualidade do ar é assegurada através de  soluções arquitetónicas que maximizam o transporte de ar fresco para as habitações, por meio da ventilação natural. O grande número de janelas permite rentabilizar a luz natural e reduzir o consumo de iluminação artificial.

ABORDAGEM INTELIGENTE DA ENERGIA

Utilizam-se materiais de isolamento com baixo índice de condutibilidade térmica, caixilharias com corte térmico, grelhas de ventilação e vidros duplos. As águas sanitárias são aquecidas através do sistema solar térmico, integrado com o sistema de climatização, reduzindo o consumo energético. O excesso de água do sistema solar de aquecimento é utilizado no aquecimento da piscina, garantindo a sua utilização durante grande parte do ano. Os equipamentos de cozinha Classe A asseguram mais eficiência com um menor consumo de energia. O Condes de Caria é um empreendimento de residências de luxo, que proporciona uma experiência autêntica de comunhão com a natureza, no centro da cidade.

Contact form icon

PROMOTOR

ARQUITECTURA

PAISAGISMO

Design gráfico: três agá

Vizualizações 3D: MOMENTUM

©LX Capital todos os direitos reservados

Entrar em Contacto

Formulário de contacto

Deixe-nos a

sua mensagem


ou entre

em contacto

directamente

através de: